top of page
O INÍCIO DE TUDO

Trazendo consigo as raízes de sua vivências culturais, lutando pra sobreviver e com saudades dos festejos culturais de sua terra, a família de Dona Rosa começou a organizar festejos e celebrações que relembravam a cultura Maranhense. Sempre se reuniam no mês de junho em frente a casa da família em Bangu, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Com músicas nordestinas e pratos típicos do maranhão, e vestidos de caipira a família celebrava junto. Com o tempo os vizinhos próximos começaram  a participar da festa  e  seguindo  a mesma ideia, traziam pratos típicos de seus estados e vestiam-se a carater. A expressão Raízes de Gericinó também foi criada nessa época para  justificar os passeios, atividades culturais  e sociais realizada na comunidade por dos membros dessa família.

NOSSA HISTÓRIA

O Centro Cultural Raízes de Gericinó foi fundado por uma família maranhense que migrou para o Rio de Janeiro para buscar melhores condições de trabalho, mas que tinha o desejo de manter acesa a tradição do Bumba Meu Boi.

O ESPAÇO CULTURAL

Essa manifestação ganhou dimensão e houve a necessidade de criar um Espaço Cultural denominado Raízes de Gericinó , que significa as raízes trazidas do maranhão para bairro do Gericinó. Com a criação da ONG, iniciaram-se os trabalhos sociais, as oficinas para confecção de indumentárias e adereços voltada para  especifidade do Bumba meu Boi. E desde então, o grupo de dança do Bumba Meu Boi Estrela de Gericinó e o Evento na comunidade passaram a ser uma tradição local. Hoje o espaço conta também com outros projetos e foi criado o Museu de base comunitária Casa Bumba Meu Boi em Movimento.

HORÁRIOS

SEGUNDA A SEXTA-FEIRA

8:30 às 16:30

bottom of page